terça-feira, 4 de junho de 2013

Leitura e escrita , lembranças ...



     Lá no primário, os primeiros passos para ler e escrever , comecei com a
 cartilha "Caminho Suave". Mais tarde, costumava ler gibis como '"Tio Patinhas,
 Pato Donald,  Clássicos Walt Disney(acompanhado de disco compacto simples,
 tocava muitas vezes, quase furou...), Manual do Escoteiro-Mirim'". Foi indo, aí
 veio gibis como "Superboy, Superman, Batman, Capitão Marvel" ,  revistas
como "O Cruzeiro,  Fatos e Fotos", jornais como "O Estado de São Paulo ".
 Muitas vezes, após às aulas, à tarde, ficava horas na leitura:  de enciclopédias
como " Trópico-enciclopédia ilustrada em cores,  Barsa";  "Lisa - Biblioteca da
 Matemática Moderna"; "História Universal" .  Ler obras de Monteiro Lobato,
 Machado de Assis, José de Alencar  , éramos cobrados e obrigados a ler  e
 fazer fichas-resumo para entregar para a professora de Portugues (L.P.).
     Cheguei a colecionar fascículos, que no final formavam livros (cheguei a
encaderná-los, eu mesmo), como "Os bichos", o "Dicionário 28", onde o último
 fascículo e a capa-dura não veio na minha cidade natal, o dono da banca de
jornais não resolvia,  consultando um livro para escrever cartas, escrevi (tinha
13 anos) a minha primeira carta comercial para a Editora Três, para completar
 a coleção ( olha o tamanho da alegria quando me enviaram a encomenda).
    Terminando o colegial (E.M.), fui para a capital São Paulo, aí veio o
 "cursinho" (tudo em um ano, leitura e escrita, estudo que parecia não ter fim,
precisava passar ...),  depois a faculdade,  textos, revistas, livros específicos da
 área de formação, concluí em 1982.  Trabalhei pouco tempo( 4 anos)  na área,
 fui para o comércio do meu cunhado, atuar em vendas,e sendo autodidata fiz e
 implantei o programa de controle de estoque e contabilidade (em Dbase/Clipper).
 Mais tarde,comecei por conta própria uma oficina mecânica e funilaria e está até
 hoje, divido o meu tempo sendo professor do Estado.
       É o décimo ano que estou como professor , e em 2006, fiz a complementação
 pedagógica, veio mais livros para leitura e escrita, aulas-passeio, vídeos e filmes,
 não foi fácil para quem é de exatas.
       Veio a implantação do novo currículo, estamos nos adaptando, veio mais
 pesquisas, leituras , aprendizados, pois é,  não paramos por aí .
                                                        (Carlos H.Yabuuti - Prof. do grupo 1)

Um comentário:

  1. Com certeza, com esse currículo a prática de leitura e escrita estão sendo retomadas e nós professores sem dúvidas temos um papel importante nesse despertar para o gosto da leitura

    ResponderExcluir