Com a nossa prática pedagógica temos percebido a dificuldade que os alunos apresentam em traduzir o enunciado dos problemas da Língua Portuguesa para a Matemática. Nossa proposta de trabalho tem como objetivo realizar um estudo para identificar as relações entre Matemática e Língua materna, no âmbito das práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática, bem como compreender como essas relações influenciam na aprendizagem dos alunos.
Não tenho boas lembranças do meu período escolar, quando deveria ter me apresentado o lado bom da leitura e escrita. Em virtude disso aprendi a gostar de ler e escrever com a prática, pois sou também PB I e trabalho com 1º ano do EF, hoje vejo que é incontestável que o professor tenha um papel importante nessa conquista de novos leitores, nesse despertar para o gosto da leitura e escrita. Leio com os meus alunos e para eles. Ao escutar uma história, eles entram na narrativa e compartilham as sensações dos personagens. É muito gratificante trabalhar com essa faixa etária, ali vejo avanço imediato. Com EF II também procuro defender a prática de incentivo a leitura, a escrita e a interpretação nas aulas de matemática, tais como pesquisas relacionadas ao tema proposto, leitura compartilhada entre outros, a fim de que os alunos possam expressar, de diferentes maneiras para os colegas e para o professor, o que aprendeu.
É a primeira vez, sugestões, modificações são bem vindas.
ResponderExcluirCom a nossa prática pedagógica temos percebido a dificuldade que os alunos apresentam em traduzir o enunciado dos problemas da Língua Portuguesa para a Matemática.
ResponderExcluirNossa proposta de trabalho tem como objetivo realizar um estudo para identificar as relações entre Matemática e Língua materna, no âmbito das práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática, bem como compreender como essas relações influenciam na aprendizagem dos alunos.
Não tenho boas lembranças do meu período escolar, quando deveria ter me apresentado o lado bom da leitura e escrita.
ResponderExcluirEm virtude disso aprendi a gostar de ler e escrever com a prática, pois sou também PB I e trabalho com 1º ano do EF, hoje vejo que é incontestável que o professor tenha um papel importante nessa conquista de novos leitores, nesse despertar para o gosto da leitura e escrita.
Leio com os meus alunos e para eles. Ao escutar uma história, eles entram na narrativa e compartilham as sensações dos personagens. É muito gratificante trabalhar com essa faixa etária, ali vejo avanço imediato.
Com EF II também procuro defender a prática de incentivo a leitura, a escrita e a interpretação nas aulas de matemática, tais como pesquisas relacionadas ao tema proposto, leitura compartilhada entre outros, a fim de que os alunos possam expressar, de diferentes maneiras para os colegas e para o professor, o que aprendeu.