segunda-feira, 17 de junho de 2013


Plano de Aula de Noções de Probabilidade

Série : 6a.série (7o.ano) .

Conteúdo: Noções de probabilidade .

Duração: 6 aulas.

Objetivo geral: Apresentar a relação entre os conceitos de fração, número decimal e de porcentagem à probabilidade.

Objetivos específicos: Que os alunos reconheçam que a probabilidade é um tipo especial de razão, na qual se compara o número de possibilidades de ocorrências de um evento particular com o número total de possibilidades relacionadas a esse evento, finalizando com o uso de porcentagem.

Justificativa: A abrangência desse conteúdo relaciona a atividades experimentais que estimulam o raciocínio envolvendo cálculo de probabilidade em jogos de cartas, lançamento de dados, moedas, dardos ou batalha naval.

Procedimento: Atividades para despertar curiosidades;  hipóteses levantada pelos alunos com registros;  cada aluno mostra a maneira que pensou; professor estimula perguntas de intervenções; novas atividades para utilizar os pensamentos propostos nas atividades anteriores;  através dos pensamentos e reflexões feitas, fixa uma regra geral de pensamento. Aula expositiva e dialogada, retomando os conceitos de fração, número decimal, entrar em conceito de razão e porcentagem, seguindo uma estrutura lógica para criar o conhecimento de probabilidade. Na sequência trabalhar no caderno do aluno da 6a.série, vol. 3, na situação de aprendizagem 2, leitura e análise de texto, páginas 18 e 19, e exercícios extras de fixação e generalização do conceito de probabilidade.

Recursos: Caderno do aluno da 6a.série vol. 3, livros didáticos, caixa com bolinhas de cores diferentes, cartas de baralho, moedas, dado não-viciado numerado de 1 a 6.

Recuperação: Através das observações feitas, a recuperação será constante e contínua, onde será organizada atividades que sejam coerentes com as dificuldades encontradas  Será feito um trabalho em paralelo com os alunos que apresentarem dificuldades na aprendizagem, fazendo exercícios diferenciados e atividades complementares, retomando os conceitos específicos.

Avaliação: Verificação constante e contínua do desempenho e desenvolvimento (individual ou em grupo) valorizando sua participação, envolvimento, conceitos e opiniões. Dinâmica da argumentação, resolução e correção de atividades ( com participação do aluno), possibilitando o desvendamento de prováveis dificuldades para a partir daí traçar novas situações de aprendizagem. Os alunos serão avaliados a todo momento, aula a aula, seus questionamentos, as participações, processos de assimilação, progressão; correção do caderno do aluno e do exercícios extras. Ao final será aplicado uma avaliação individual escrita, onde o aluno irá demonstrar o que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário